COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DA BR 101: DEPUTADO TED CONTI ESPERA PARA JULHO LICENÇA AMBIENTAL PARA INÍCIO DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA 101 NORTE

A Comissão de Fiscalização da BR 101/ES da Câmara dos Deputados se reuniu nesta quinta-feira, para a definição do calendário de atividades até o final de 2021. Entre as prioridades está a resolução do impasse ambiental envolvendo o trecho da Reserva de Sooretama, que tem inviabilizado o andamento das obras na 101 norte.

O presidente da Comissão, Deputado Federal Ted Conti, informou que a ECO 101 enviou ao Ibama o novo plano para o trecho e que o órgão ambiental deverá dar um parecer no início do mês de julho. Uma das soluções seria a não duplicação de 25 km do trecho que envolve a área de preservação ambiental em Sooretama, com a redução de velocidade no local. A outra solução seria a construção de um contorno, que ampliaria em 40 km extensão da rodovia.

O impasse vem ainda do período de concessão, que desconsiderou a reserva, ocasionando um entrave na execução do projeto, paralisando a obra em toda região.

Além das questões ambientais, a Comissão também vê como prioridade a execução de obras que atendam a demanda das comunidades ao longo da rodovia, que necessitam de mais segurança e infraestrutura, como a construção de pontos de ônibus, passarelas, sinalização, entre outras questões.

Participaram do encontro de hoje, além do deputado Ted Conti, os demais membros da Comissão, deputados Evair de Melo, Felipe Rigoni, Helder Salomão, Josias da Vitória, Lauriete e Soraya Manato. Uma nova reunião será marcada, para dar prosseguimento ao planejamento anual.